Carbono Libre

Diante de um cenário crítico e preocupante a respeito do meio ambiente, vários países declararam estado de emergência climática (Áustria, Irlanda e Dinamarca, por exemplo),
e grandes mobilizações estão acontecendo ao redor do mundo. No Brasil não é diferente: estamos passando por um período de poucos investimentos públicos e até descaso para
com o meio ambiente (nossos mares e rios, matas e flores, animais). Milhões de pessoas têm ido às ruas protestar, pedindo mais ação climática por parte de governos e empresas.
Para se ter ideia, na Nova Zelândia, 3,5% da população tomou as ruas em uma sexta-feira para cobrar mudanças mais efetivas. O relatório “United In Science” mostra que devemos
triplicar os compromissos de combate às mudanças climáticas se quisermos assegurar que a temperatura média global tenha um aumento máximo de 2ºC.

E com isso fica a pergunta: o que podemos fazer, através da cerveja, para colaborar na busca por esse cenário ideal?

Conscientes de que nossa operação tem impacto em nosso planeta, decidimos nos unir a um grupo de empresas que buscam uma economia de baixo carbono. Em junho de 2019, a Perro Libre se tornou signatária da Climate Neutral Now, uma iniciativa lançada pela ONU Mudanças Climáticas para incentivar toda a sociedade a tomar medidas para alcançarmos a neutralidade climática global.

É a partir deste compromisso que começamos a nos engajar oficialmente: fizemos o inventário de emissões de gases de efeito estufa das operações de nossos bares e compensamos essas emissões através de investimentos em projetos ambientais.

Em parceria com a Orma (www.orma.eco), realizamos o primeiro Climate Night em nosso bar localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo, com o intuito de conscientizar e engajar nossos clientes no combate às mudanças climáticas. O evento contou com a participação de especialistas da ONU e Climate Reality Leaders. Nesta ocasião, também lançamos a iniciativa “Cerveja com Propósito”, por meio da qual parte do resultado da venda de uma de nossas cervejas é convertido para projetos de mitigação de emissões.

Mas queremos ir ainda mais longe: além de compensar as emissões de nossos bares, queremos também quantificar e compensar as emissões de toda a cadeia de fabricação de nossas cervejas. Por isso, investimos na identificação das principais fontes emissoras dentro do nosso processo produtivo para determinar qual o impacto de um litro de nossa cerveja (tCO2e/litro) para o planeta.

Este resultado foi obtido através de um estudo da Análise de Ciclo de Vida da Cerveja, adaptado à realidade da Perro Libre, identificando a contribuição das emissões em cada etapa do ciclo da fabricação até o consumo, conforme apresentado ao lado:

Por isso, conseguimos estimar com maior precisão o impacto da produção de cada litro das nossas cervejas no clima, e nos comprometemos a compensar todas essas emissões investindo em projetos ambientais e divulgando nossas ações.

Esta iniciativa já está em andamento: calculamos a produção das nossas 3 novas cervejas. Agora nosso compromisso será de compensar 100% do CO2e emitido durante a produção das cervejas Damn Blonde (Blond Ale), This Is IPA (American IPA) e Gimme Lager (International Lager).
Quando você compra uma dessas cervejas, pode ter certeza que está bebendo uma cerveja com carbono libre!

 Nosso planeta precisa muito da ajuda de todos nós.

Por isso, não deixe de fazer tudo o que pode para se engajar e fazer a sua parte no combate às mudanças climáticas!