Somos uma cervejaria sem coleira, inconformados em viver uma vida padronizada, com um roteiro já estabelecido. Queremos a liberdade de poder desconstruir para depois construir, e, assim, questionar.


Cerveja para nós é liberdade de sabores e pensamentos. É um espaço aberto para testar, criar e compartilhar.


Fazemos cerveja do nosso jeito, da maneira que acreditamos ser a melhor que podemos produzir e entregar.

A imagem de um cachorro, ou melhor, um Perro Libre caminhando sem destino pré-definido nos traz exatamente o sentimento de conexão e liberdade que define quem somos.

LIBERDADE

 

Liberdade é o que define quem somos.

Por isso, decidimos fazer cerveja do jeito que acreditamos ser o melhor possível, levando em consideração insumos, etapas de produção, entrega do produto e consumidores.

QUALIDADE

Responsabilidade em satisfazer o paladar dos consumidores com receitas e ingredientes inovadores e de extrema qualidade.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

 

Buscando ao máximo gerar impacto positivo nas nossas áreas de atuação.

2011

Tudo começou com o Alberto, o primeiro "perro sem coleira". Foi nas panelas de cerveja caseira que nasceu a primeira receita da nossa American Pale Ale.

 

Na metade do ano, Thiago começou a participar das produções com o Alberto e os dois passaram a levar a cerveja como programa de fim de semana, entre pai e filho. Foi a partir daí que um um hobby sem muita pretensão foi se transformando em uma vontade incansável de explorar cada vez mais os limites da cerveja.

2012

No ano de 2012, após muitas cervejas de panela, Thiago começou a levar a produção mais a sério, entrando mais a fundo nas técnicas de produção, por isso decidiu fazer o curso de cervejeiro profissional da Brewlab, em Sunderland, na Inglaterra.

2013

De volta ao Brasil, as produções caseiras ganharam mais ritmo e qualidade. É aí que entra o Lucas, amigo e parceiro em outros projetos, que experimentava todas as criações e começou a se apaixonar pelas cervejas produzidas.


Durante uma conversa sobre o cenário cervejeiro no Brasil, os três debatiam sobre como sentiam falta de cervejas com autenticidade, e que entregassem na mesa do bar a mesma vivacidade de uma cerveja caseira, produzida apensa para ser a melhor possível.

 

Começamos a tomar forma.

2014

Foram pouco mais de 12 meses de preparação, planejamento e aprendizado. No início, o plano era abrir uma fábrica própria. E estava tudo encaminhado, até que se deram conta de que não poderiam ter a liberdade e a coleira solta com uma fábrica nas costas.


Em uma época onde Lei da Pureza era sinônimo de pedigree, nossos três Perros Libres sabiam que pedigree não os pertencia. O objetivo era o de desafiar o status quo da cerveja e produzir apenas o que gostavam de beber.


Assim, encontraram na Heilige, em Santa Cruz do Sul - RS, uma casa para começar a produção, que saiu do papel em 3 estilos, tanto de chope como de garrafas.

Nascia a Perro Libre.

2015

niciamos o ano com parceiros de distribuição em 3 estados e a demanda por cerveja sem coleira, fresca e lupulada nos surpreendeu muito. Em março daquele ano, decidimos lançar uma cerveja que entrou para a nossa história, a 803 Black Rye IPA.


Nós decidimos produzir uma cerveja em homenagem ao Dia da Mulher, só que com os valores de equidade e respeito que acreditamos e que tivesse a força de causar um impacto de transformação no meio cervejeiro. A indústria mudou muito desde 2015, e nós gostamos de pensar que de alguma maneira fizemos a nossa parte para contribuir com essa transformação.

Assista ao vídeo de lançamento da 803.

2017

Nesse ano abrimos o nosso primeiro bar, o Perro Libre Moinhos, onde podemos receber todos em um ambiente sem coleira e oferecer todas as nossas cervejas em chope, extraídas da melhor forma possível e com todos os barris armazenados em câmara fria.


Desafiando a ideia tradicional de um bar cervejeiro, adotamos o conceito que chamamos de "self-ceva", onde você mesmo se serve e escolhe a quantidade desejada de maneira livre.

2016

Começamos o ano com distribuição em 10 estados e uma produção mensal em torno de 8.000 litros de cerveja fresca, não filtrada e não pasteurizada.


Lançamos em 2016 a primeira sour em lata do Brasil (e a nossa primeira lata). A Sorachi Berliner foi uma cerveja que nos surpreendeu muito. Nascida para ser um lote único e despojado, se tornou uma das nossas cervejas mais pedidas e é hoje um de nossos grandes ícones.

2018

Inauguramos nosso segundo bar, o Perro Libre Pinheiros, em São Paulo.


Seguindo o modelo self-service, o bar foi montado com 15 torneiras rotativas, com cervejas próprias e convidadas, em uma estrutura com área interna, decks e jardim integrados. Atualmente oferecemos serviço de mesa, mas cada cliente ainda pode passar pela experiência de tirar o próprio chope, conhecer o sistema e se aproximar mais da cerveja artesanal.

2019

Um ano movimentado, onde recebemos reconhecimento pelo que nos move.


Colaborando com a luta contra as mudanças climáticas, lançamos em 2019 o programa Carbono Libre. Por meio deste, nossos dois bares, e toda nossa produção de cervejas tiverem suas emissões de gases de efeito estufa compensadas – ou seja, viramos oficialmente uma cervejaria carbono neutro. Nosso esforço foi comemorado por todos, inclusive pelo head da plataforma mudanças climáticas da ONU (assista o vídeo)

Para fechar, a Perro Libre Pinheiros, foi eleita Melhor Bar de Cervejas de São Paulo, em 2019, pela Folha de SP (confira a matéria).

Gracias a todos que prestigiam nosso trabalho.

Para fechar, a Perro Libre Pinheiros, foi eleita o bar para se beber cerveja em São Paulo, em 2019, pela Folha de SP (confira a matéria).

 

Gracias a todos que prestigiam nosso trabalho.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

A Perro Libre é uma cervejaria artesanal cigana, latino-americana, sem coleira.

Solte a coleira! Cervejas artesanais, bares, gastronomia latina.

PINHEIROS - SÃO PAULO, SP - BRASIL

MOINHOS DE VENTO - PORTO ALEGRE, RS - BRASIL

holaquetal@perrolibre.com.br

@2020 Perro Libre. Todos os direitos reservados.